quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Camara recebe coordenação do forun de defesa de aracaju

Câmara recebe coordenação do Fórum em Defesa de Aracaju
Câmara recebe coordenação do Fórum em Defesa de Aracaju
Seg, 03 de Agosto de 2009 11:45 Fernando Pereira

A coordenação do Fórum em Defesa de Aracaju foi recebida na manhã desta segunda-feira, 3/8, no plenário do Poder Legislativo Municipal, para expor aos vereadores os objetivos deste Fórum, que foi criado há aproximadamente 20 dias, com o objetivo de discutir aspectos relacionados ao Plano Diretor (PD) da capital.
Segundo o coordenador do movimento, o Sr. José Firmo, apesar do pouco tempo de criado, o Fórum já conta com uma significativa adesão de pessoas físicas e diversas entidades representativas da sociedade civil organizada. Na visita à Câmara, além do coordenador José Firmo, estiveram presentes: Lizaldo Vieira, representando Movimento Popular Ecológico de Sergipe (MOPEC), José Néri, representante do CONAL e a senhora Edjanara Borges, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Sergipe (SINTUFS).
Questionado sobre o principal objetivo do Fórum, José Firmo informou que é " colocar a população no seio das discussões, abordar os problemas de Aracaju junto à sociedade, conhecer qual o modelo de cidade que a população deseja, destacar a importância do Plano Diretor, para um crescimento ordenado da nossa cidade, e, em seguida, trazer todos os problemas para uma ampla discussão aqui na Câmara Municipal de Aracaju".
Em seguida o coordeandor do Fórum elencou alguns problemas que afligem a população, como por exemplo: construção desordenada, transporte coletivo, saneamento básico, precariedade da moradia, principalmente nos bairros periféricos; além de outros detalhes, os quais, segundo José Firmo, só um Plano Diretor bem elaborado pode por fim.
Firmo garante ainda que, a partir de um trabalho apolítico e bem discutido com toda a população, ficará mais fácil se chegar a um entendimento, e, quando o Plano Diretor chegar para discussão nesta casa política, será aprovado de uma forma que contempla a cidade como um todo e não apenas determinadas áreas da cidade.
Vereadores
Após as explanações, o vereador Emerson ferreira (PT), elogiou a iniciativa do movimento e colocou o seu mandato à disposição do Fórum, mas alertou que a luta será árdua e com certeza a participação ativa da sociedade será importante para que alguns aspectos, que já existem de forma equivocada, sejam amplamente discutidos e os que ainda serão construídos os sejam de forma ordenada, para o bem estar da nossa população.
A vereadora Rosangela Santana (PT) também elogiou a iniciativa, porém deixou claro que, o projeto que hoje existe, foi colocado para a apreciação a participação de toda a sociedade. A parlamentar fez um alerta à coordanação do Fórum, de que, após toda esta discussão, quando o projeto retornar a esta casa, com certeza sofrerá diversas emendas, pois diversos interesses estarão em jogo. "Esta casa estará sempre à disposição dos movimentos populares que buscam melhorar a qualidade de vida da nossa população", afirmou.
O parlamentar Chico Buchinho (PT) também garantiu que estará aberto a todo o tipo de discussão sobre o tema, da mesma forma que esteve em 2007, quando das discussões do Plano Diretor. Para Chico Buchinho, a participação da sociedade civil é fundamental para que chegue à elaboração de um PD que proporcione um ordenamento capaz de mudar para melhor a qualidade de vida da população.
Jailton Santana (PSC), sugeriu que as discussões junto à sociedade serão importantes, pois algumas informações devem chegar aos vereadores o mais rápido possível, já informações tardias só tendem a prejudicar. Santana defende que o PD chegue a este parlamento imediatamente, porém de forma bem discutida e ampla, "pois com certeza vários interesses estarão em jogo, e só aqui nesta casa é que travaremos as discussões no sentido de adequá-lo à realidade da cidade e corrigirmos algumas irregularidades encontradas".
O vereador Nitinho (DEM), acredita que toda e qualquer discussão sobre o Plano Diretor de Aracaju é válida, porém garante que só os vereadores definem as suas diretrizes, com a apresentação das emendas necessárias para as devidas correções. Para o parlamentar a presença da sociedade nas discussões nesta casa é fundamental para que se elabore um PD correto e eficaz para o crescimento ordenado da nossa cidade. "Quero mais uma vez me somar a estas discussões na defesa de Aracaju", destacou.

Nenhum comentário: