terça-feira, 1 de julho de 2008

O mundo celebra os 150 anos de Darwin

150 Anos de Darwin
por Redação
A teoria que redefiniu o que sabemos da natureza já existe há um século e meio, e ainda é controversa
Charles Darwin
Exatos 150 anos atrás, um cientista chamado Charles Darwin, enquanto viajava pelo mundo em uma expedição chamada “The Journey of the Beagle” para pesquisar novas espécies e particularidades ambientais de cada lugar, começou a pensar em como cada espécie ficou como está. Por que elas eram tão diferentes de lugar para lugar? A embarcação até passou pelo Brasil!
Uma pesquisa que durou vários anos definiu o modo como entendemos o mundo. Por que girafas tem pescoços grandes? Não é porque elas precisavam se esticar e assim condicionaram seus corpos; é porque as com pescoços menores não alcançavam a comida e morriam, de forma que apenas os genes que definiam pescoços grandes eram passados para frente.Essa foi a base de sua descoberta, que se expandiu em muitas coisas. Foi dessa forma que nasceu a idéia de que todas as formas de vida podem ter vindo de um organismo unicelular, que após sofrer mutações e se reproduzir se tornou cada vez mais complexo. Cada uma das novas “versões” tinha de passar pelo teste da sobrevivência, e também mudava.Todas essas idéias estão fundamentadas e aprofundadas em seu livro, chamado “A Origem das Espécies”. Na época em que ele foi escrito, o temor de que seria visto como um herege era tanto que ele não teve coragem de lançá-lo. Do momento em que finalizou o livro até quando decidiu lançá-lo, mais de duas décadas se passaram.
Um quadro do Beagle chegando a um de seus destinosA obra foi mal recebida por meios científicos e instituições religiosas, mas pouco a pouco os argumentos bem desenvolvidos de Darwin e a extensa pesquisa que embasava sua observação convenceram as instituições científicas. Hoje, quase no mundo inteiro, a Teoria da Evolução é aceita como fato científico.Entretanto, em vários lugares dos Estados Unidos e em pontos isolados, a teoria do cientista ainda compete com visões do criacionismo, a idéia de que não há evolução; Deus criou tudo como é atualmente. Mais de um século depois da publicação do livro, a teoria ainda é controversa, mas merece ser celebrada.A idéia de evolução nos fez entender mais sobre o meio ambiente, e a importância de cada espécie. Por mais que ainda não seja unânime, ela mudou nosso mundo. Parabéns
!

Nenhum comentário: